quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Copa dos Campeões África FIBA ​​para Mulheres COMPLETA ANOS

A  FIBA Africa Champions Cup for Women celebrou três décadas de existência, tendo sido inaugurada em 1985 em Dakar, no Senegal. 
 

Continua a ser a competição mais prestigiada e de alto perfil para os clubes de mulheres do continente e o lugar onde os campeões nacionais vencem para testar-se contra seus pares de outras nações africanas. 
 
A era mais recente da competição tem visto uma dominação completa por clubes com sede em Angola, com o país fornecendo cinco dos últimos seis vencedores e o torneio sendo o último hospedado na capital, Luanda em 2015.


Quatro desses títulos distribuídos desde o ano de 2010 foram para o Interclube, com seus principais rivais, Primeiro D'Agosto, que regressa ao topo do pódio na edição mais recente, tendo finalmente ganhado o cobiçado talheres em 2006. 
 
Leia Dongue de Moçambique foi o figura de destaque para o time vencedor e MVP coroado por segundo ano consecutivo, já que seu time negou ao Interclube a alegria potencial de uma turba de três. 
 
A última vez que um título de Moçambique ganhou o título foi em 2012 e foi uma verdadeira lenda no avançado da WNBA Clarisse Machanguana, que conquistou o prêmio MVP naquele dia com a Liga Muchulmana.
 
Foi AS Bopp que assumiu a distinção de ser o primeiro vencedor há trinta anos e foi seguido de títulos consecutivos para Tourbillon de Kinshasa, que foram o primeiro clube a defender com sucesso sua coroa. 
 
Enquanto isso, o triunfo inicial de AS Bopp provocou uma era dourada para clubes do Senegal que conquistaram quatro dos primeiros oito campeonatos - três deles acabaram no gabinete de troféus da Dakar UC. 
 
Seu último título em 1999 iniciou uma corrida imprevisível e emocionante que testemunhou seis vencedores diferentes em tantos anos - com cada clube se tornando campeão pela primeira vez.
 
Essa lista incluiu o First Bank da Nigéria e Djoliba AC, que continuam sendo o único vencedor do Mali, enquanto o Desportivo de Maputo de Moçambique continuou a manter seu título em 2008 após a primeira vitória do ano anterior. 
 
Um dos sucessos mais notáveis ​​da competição ocorreu durante o Stade Tunisien em Túnis durante 1995, no que foi uma marca de maré alta e rara para o jogo feminino no norte da África.

Sem comentários:

Enviar um comentário